Correio Popular Notícia


PRODUÇÃO
São Francisco realiza Dia de Campo sobre a cultura do inhame

Data da notícia: 2015-04-28 10:08:11
Foto:

(Da Redação) Transferir tecnologias para os agricultores familiares visando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir os custos. Esses são alguns dos objetivos do Dia de Campo para a Agricultura Familiar do Inhame, cultura em destaque em São Francisco do Guaporé, a Secretaria da Agricultura (SEAGRI), Emater, Câmara de Vereadores e Associações, realizaram na Linha 04 em Porto Murtinho.
Foi realizadas palestras em incentivo aos agricultores, sobre o plantio, e liberação de R$ 900 mil reais aos agricultores pelo Banco Basa. A cultura do inhame vem se destacando na região da BR 429 pela boa produtividade alcançada e rentabilidade que tem proporcionado aos produtores. Recurso que circula no comércio local movimentando toda a cadeia produtiva, beneficiando o comércio de insumos, grandes compradores e exportadores da produção, gera receitas para os cofres públicos e melhora a qualidade de vida das famílias produtoras.
A Prefeita Gislaine Lebrinha juntamente com o Deputado Lebrão tem investido muito na área da agricultura sendo de grande importância no crescimento do município de São Francisco do Guaporé, com entrega de equipamentos agrícolas, distribuição de calcário, visitas técnicas, e entrega de mudas de inhame aos agricultores, que garante o fortalecimento aos agricultores no incentivo da agricultura familiar. Essa cultura corresponde hoje uma das principais atividades agrícolas, São Francisco é pioneira no cultivo, e se transformou um grande pólo produtor de inhame no estado de Rondônia, cultura que beneficia centenas de pequenos produtores rurais ligados a agricultura familiar.
O Dia de Campo teve a presença do Deputado Estadual Lebrão, prefeita Gislaine Lebrinha, vereadores, Clebinho chefe da Emater, Coordenador da Secretaria Regional Cleiton Xavier, Jaime secretário de Agricultura, secretário de Agricultura de Cacaulândia, presidente da Câmara de Novo Horizonte Lobão, Supervisora da Emater Aline, e Palestrantes de Seringueiras, São Miguel e Alvorada.

A cultura do Inhame
O inhame também conhecido como cará-da-costa (Dioscorea cayenensis), é uma planta de origem africana, sendo cultivado no mundo inteiro por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo. Esta cultura pode ser cultivada nas regiões tropicais e em diversos tipos de solos desde aqueles com textura arenosa, até os de textura argilosa-média, profundos, bem drenados e arejados.
Quando o cultivo é feito em condições de sequeiro, deve ser plantado no início das chuvas e quando em regime de irrigação, a melhor época é aquela em que a colheita coincide com o período da entressafra do inhame. O plantio pode ser feito em cova alta (matumbo) e em leirão ou camalhão, utilizando-se sementes inteiras ou partidas.
A colheita deve ser realizada quando o inhame estiver amadurecido aproximadamente aos 180 dias após o plantio. Seguindo algumas recomendações, e com as condições climáticas favoráveis. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1825 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.